SESMT

 

SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho

 

Equipe:

 

Dr. Décio Sampaio Peres – Médico do Trabalho

Ricardo da Luz Wallau - Eng. de Segurança do Trabalho

Fabiele Figueira de Oliveira - Técnico em Segurança do Trabalho

Pamela Eggres Pinto - Técnico em Segurança do Trabalho

Vanderson Freitas Machado - Técnico em Segurança do Trabalho

Nilson dos Santos Saldanha – Técnico de Enfermagem do Trabalho

 

Objetivo:

 

O SESMT do Hospital tem por objetivo a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequentes medidas de controle de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho. É composto por uma equipe de profissionais preocupados em proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Trabalha principalmente na prevenção de acidentes. A prevenção é um conjunto de ações administrativas, técnicas, educacionais, psicológicas, médicas e legais que deve ser empreendidas pelo hospital, com a participação de todos colaboradores.

É realizada através da integração de novos colaboradores, fornecimento de equipamentos de proteção individual, educação continuada, realização da SIPAT em conjunto com a CIPA e inspeções de segurança, buscando sempre a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de levantamento e Mapas de Riscos para a conscientização de todos os nossos colaboradores.

É responsável pela elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, Plano de Gerenciamento de Resíduos, Protocolos de Acidentes, Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT, Perfil Profissiográfico Previdenciário – PPP, Atestado de Saúde Ocupacional – ASO, entre outras atividades.

O SESMT também é responsável pela integração admissional de novos funcionários, realizada juntamente com a Educação Continuada e o Recursos Humanos, onde são oferecidas noções básicas, porém necessárias, para o desenvolvimento das atribuições com segurança. Durante a integração, os novos funcionários são capacitados de forma a conhecerem a NR 32, NR 06, riscos expostos, descarte correto dos resíduos hospitalares.

O hospital possui brigada de incêndio, com 16 componentes, devidamente treinados e capaitados.

 

Treinamentos:

 Integração;

NR 5 – Implantação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de acidentes);

NR 6 - EPI (Equipamento de Proteção Individual);

NR 9 - PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais);

NR 32 - Segurança e Saúde no Trabalho em Serviço de Saúde;

Brigada de Incêndio;

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde.

 

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 8 de Junho de 1978 baixada pelo Ministério do Trabalho.

A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram.

A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos.

Os empregados terão participação efetiva na prevenção de acidentes, através dos seus representantes da CIPA que estiver em gestão, dando sugestões e informando a administração sobre condições que julgarem de risco.

 

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

 

Promovida pela CIPA, anualmente, em conjunto com o SESMT, é uma semana voltada à prevenção, conscientização e educação, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes do Trabalho, prevista na Portaria nº 3.214, Norma Regulamentadora n° 5.

Sua finalidade básica é divulgar, orientar e promover a prevenção de acidentes, segurança e saúde no trabalho. Tem o propósito de desenvolver a consciência da importância de se eliminar os acidentes do trabalho e de criar uma atitude vigilante permitindo reconhecer e corrigir condições e práticas nocivas ao ambiente de trabalho.

Fotos:

 

Treinamento continuado: NR 32, Importância do Uso de EPI, Protocolos de acidentes, Gerenciamento de Resíduos e Riscos expostos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capacitação do E-social.