Instiuição

A Irmandade da Santa Casa de Caridade de Alegrete é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, de abrangência regional, atendendo usuários do MunicIpio de Alegrete e região, totalizando uma populacao de aproximadarnente 700.000 habitantes, sendo em media 75% do seu atendimento aos usuários do Sistema Unico de Saúde.


Possui em media cerca de 700 internações por mês e 5.100 atendimentos ambulatoriais por mês. Está inserida nas diretrizes de saúde em todas as esferas, contando 24 horas corn Atendimento Ambulatorial, Internações em Clinica Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Obstétrica, Traumatológica, UTI Adulto e UTINeonatal.


Conta corn estrutura de UTI Neonatal, devidarnente equipada corn aparelhos de última geracão para atender pacientes da cidade e região, inserida nos prograrnas de redução da taxa de mortalidade Infantil, realizando urn trabalho consistente na area de Pediatria e Neonatologia.


Realiza Exames de Diagnóstico por Imagem como: Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raio X, Ecografia, Endoscopia Digestiva Alta e Baixa, Eletrocardiograma e Mamografia.


Possui Laboratório de Análises Cilnicas próprio, realiza exarnes em pacientes internados e usuários externos, atendendo pacientes do Sistema Unico de Saüde e Convênios em Geral.


Nosso Hospital tern buscado alternativas para melhor gerenciar seus recursos, visando garantir urn atendimento de qualidade, objetivando o equilIbrio econôrnico-financeiro da entidade.


Para atingirmos nossos objetivos, participamos do Programa de Qualificaçâo de Gestão Hospitalar do Governo do Estado em parceria corn o Sisterna de Saüde Mae de Deus.

 

Renovarnos a Contratualizaçao corn o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria da Saúde Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial, que objetiva integrar o Hospital no Sistema Unico de Saúde - SUS e definir a sua insercão na rede regionalizada e hierarquizada de açöes e servicos de saúde, visando garantia da atenção integral a saúde, a serern prestados a usuários do Sistema Unico de Saüde que deles necessitarn.


Somos Credenciadcs ao Prograrna Estruturante "Saúde Perto de Você" - Apoio aos Hospitals Vinculados ao Sistema Unico de Saúde, que abrange os Programas Casa da Gestante, Mãe Canguru, Gestante de Alto Risco, Leitos Psiquiátricos, Alcool e Drogas em Hospital Geral.

 

Objetivo da Santa Casa de Alegrete

 

Buscar resolutividade em seus serviços, atendendo às necessidades de saúde do município de Alegrete e região além, da preocupação com a prevenção e tratamento de patologias que, podem ser tratadas através de diagnóstico precoce, aparelhagem, adequada, prestando à população atendimento cada vez mais humanizado e de qualidade.

 

A instituição considera resultado positivo

 

  • Pleno atendimento da demanda;
  • A resolutividade - utilizar todos os recursos técnicos disponíveis, ou encaminhar o paciente para outra Instituição, se for o caso;
  • O menor custo operacional, sem prejuIzo da qualidade no atendimento;
  • A qualidade no atendimento;
  • A reducao do deficit operacional, na busca da auto-sustentabilidade.